Resumo
- O resultado foi publicado na renomada revista cientifica The Lancet nesta terça-feira (8/12).
- Segundo a publicação, o imunizante é seguro e mostrou 70% de eficácia.
- Em análise, a eficácia da vacina é baixa em relação ao da Pfizer, que mostrou 95% de confiança, como também o da Moderna (94,5%).
- A vacina teve maior eficácia em jovens, com idades abaixo dos 55 anos. Segundo os pesquisadores, dados de pessoas com 56 anos ou mais devem ser analisados no futuro.
Um artigo publicado nesta terça-feira (8/12), na revista cientifica The Lancet, mostra que a vacina produzida pela farmacêutica AstraZeneca junto com a Universidade de Oxford mostrou bons resultados.
Segundo a publicação, o imunizante é seguro e mostrou 70% de eficácia, sendo o primeiro a ter bons resultados na fase 3 a ser publicado em uma revista científica.
Em análise, a eficácia da vacina é baixa em relação ao da Pfizer, que mostrou 95% de confiança, como também o da Moderna (94,5%). Os dados foram analisados de quatro testes da fase 3 com 23.745 espalhados no Reino Unido, Brasil e África do Sul. Cerca de 80% dos pacientes tinham idades entre 18 e 55 anos.
De acordo com o renomado periódico, os participantes foram divididos em dois grupos com a mesma quantidade. Enquanto um grupo recebeu a vacina o outro recebeu um placebo, sem efeito contra o vírus Sars-Cov-2. A distribuição foi aleatória.
Leia mais: Idosa de 90 anos é a primeira do Reino Unido a tomar vacina contra a Covid-19
A vacina teve maior eficácia em jovens, com idades abaixo dos 55 anos. Segundo os pesquisadores, dados de pessoas com 56 anos ou mais devem ser analisados no futuro. A vacinação foi feita em duas doses em intervalos variados. Somente casos de Covid-19 registrados 14 dias depois da vacinação foram considerados no estudo.
No dia 23 de novembro a AstraZeneca divulgou os resultados preliminares, que agora se confirmam com o estudo na The Lancet. Ao aplicar apenas meia dose em um subgrupo suspeitas foram levantadas entre médicos, prática incomum em estudos com vacina.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários