Conceição do Coité – Algumas pessoas da Região do Sisal já receberam a primeira dose da vacina contra a doença respiratória Covid-19, distribuídas aos municípios na terça-feira (19/1). Os cientistas – aqueles que produziram a vacina – recomendam manter os cuidados antes de receber o imunizante.
Os hábitos adotados desde o início da pandemia como lavar as mãos e usar máscaras devem ser mantidos. Após tomar a vacina contra a Covid-19 ou qualquer doença, segundo os infectologistas, o corpo demora semanas para processar as informações e reagir de forma adequada: produzindo anticorpos.
A maior parte das vacinas contra a Covid-19 prontas para uso ou em desenvolvimento depende que o pacientes tome duas doses. A primeira dose é chamada pelos cientistas de “prime boost”, que serve para acordar o corpo para o vírus; dá um “empurrão inicial” no sistema imunológico.
Depois de um tempo passado para tomar uma segunda dose, o corpo demorará menos de um mês para desenvolver uma resposta imunológica eficaz. Até lá é importante o uso da máscara de proteção em locais públicos, higienização das mãos e evitar lugares com aglomerações.
Doses da Coronavac foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos municípios sisaleiro como: Serrinha, Lamarão, Teofilândia, Retirolândia, Valente e Barrocas. Estes confirmaram publicamente a chegada e a quantidade da Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Com base em decreto, o uso de máscara em locais públicos devem continuar sendo obrigatório. Alguns especialistas dizem que o “novo normal” demorará a chegar.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários