De acordo com dados somados pelo consórcio de imprensa, o número de pessoas totalmente imunizadas contra a doença respiratória Covid-19 chegou a 150.934.583. O número foi divulgado no último sábado (5/2).
A quantidade é representada por 70,26% da população brasileira. Os estados com maiores percentuais: São Paulo (79,63%), Piauí (77,25%), Minas Gerais (73,98%), Mato Grosso do Sul (72,82%) e Rio Grande do Sul (72,74%).
A Bahia, segundo a contagem da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 9,8 milhões de baianos receberam a segunda dose ou dose única. Mais de 191 mil crianças no estado com idades de 5 a 11 anos receberam com a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19.
O consórcio de imprensa é formado por veículos cariocas e paulistas, que se uniram para divulgar os dados da enfermidade em resposta a tentativa do governo federal de esconder os números. Mesmo depois da volta da divulgação o consórcio não parou de contabilizar.
Um levantamento feito pelo portal Metrópoles e divulgado também no último sábado, mostrou que a taxa de presos imunizados é maior que a população geral.
O levantamento feito a partir de dados divulgados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), mostra que dos 525,5 mil presidiários, 497,3 mil receberam duas doses ou a dose única da Janssen contra a doença respiratória, colocando a população carcerária acima da média nacional de imunizados (89% da população carcerária).
O desafio dos imunizantes agora é se mostrar eficaz contra as variantes como a recente Ômicron e suas subvariantes, o que se espera de especialistas ser a próxima fase de combate a Covid-19. Alguns laboratórios estão testando seus imunizantes contra a variante.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários