Imagine viver uma situação em que semana após semana seu corpo se comporta de uma maneira inesperada e incômoda. Foi o que aconteceu com Thaynara Marcondes, uma estudante universitária de 21 anos de Mandirituba, em Curitiba.
A jovem começou a notar o crescimento exagerado das mamas. Em um período de poucos meses, ela viu seus seios atingirem 5 quilos cada um, devido à condição conhecida como gigantomastia, um raro distúrbio que causa o crescimento anormal dos seis.
A situação de Thaynara chegou a um ponto crítico no início deste ano. Seus seios aumentavam cerca de 750 gramas por mês, gerando desconforto físico e emocional. Ela relata que “não estava mais aguentando”, enquanto familiares e até pessoas nas ruas notavam a mudança rápida do seu corpo.
“Não estava mais aguentando […] Eu sou magrinha e minha coluna estava horrível”, contou.
Para adaptar o guarda-roupa, Thaynara precisou recorrer a peças encomendadas, já que não encontrava roupas adequadas no mercado. Segundo ela, foi somente após os olhares e comentários que resolveu procurar ajuda médica.
No último dia 25 de outubro, Thaynara passou por uma cirurgia complexa e longa, com duração de quase 13 horas, e um custo significativo de R$ 40 mil, que ela conseguiu cobrir com ajuda de doações.
O procedimento foi realizado pelo cirurgião plástico Dayson Luiz Nicolau dos Santos, que explicou que a gigantomastia pode ser desencadeada por fatores variados, como obesidade, desequilíbrios hormonais e problemas endócrinos. No entanto, no caso da jovem, não foram identificadas causas claras.
Para Thaynara, o alívio veio não apenas pelo impacto físico, mas também pela possibilidade de retomar atividades simples que a condição havia tornado dolorosas ou impossíveis.
“Como não foi elucidado ainda o diagnóstico, estamos aguardando uns exames ainda. A gente, a princípio, deixou ela ciente que pode existir essa possibilidade de voltar a crescer, não do jeito que foi, mas como ela é jovem ainda, existe essa possibilidade”, disse Dayson Luiz ao g1.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários