BahiaSaúde

Bahia volta a registrar aumento de casos de dengue e acende alerta

Segundo os dados da pasta, no ano passado teve um aumento considerável em relação a 2021.

Reprodução
  • Notícias sobre Bahia Saúde no nosso canal no WhatsApp

    Um novo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) mostrou o aumento do número de casos de dengue na estado. Os números de 2022 foi 43% maior que em 2021.

    Segundo os dados da pasta, no ano passado foram registrados 35.644 casos, aumento considerável em relação a 2021, que ficou com 24.761. Dentre os casos, 261 (0,5%) foram identificados como Dengue com Sinais de Alarme (DSA) e 52 (0,1%) como Dengue Grave (DG).

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    O aumento acende o alerta em epidemiologistas. “Estamos muito preocupados com a situação das arboviroses [categoria de doenças na qual a dengue se encaixa, junto com zika e chikungunya]”, contou Maria Glória Teixeira, epidemiologista e professora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), ao jornal Correio.

    Glória alerta que, como estamos no verão, “o pico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que é entre março e abril, já está por vir”.

    Outros especialistas afirma que a quantidade pode ser ainda maior. O infectologista Matheus Todt argumenta que ainda existem casos que não são registrados no sistema da Sesab, mostrando que o número pode ser bem maior do que imaginamos. ”O cenário mostra-se ainda mais sombrio quando consideramos que as arboviroses são subnotificadas. Isso pode representar um aumento expressivo dos óbitos por dengue, de sequelas por chikungunya e de malformações, como a microcefalia, pela zika”, aponta.

    O Conselho Estadual de Saúde (CES) afirmou que acompanha a situação com preocupação e espera que a governo estadual entre em alerta para os casos.

    Combate ao mosquito

    Além de provocar a dengue, o mosquito Aedes aegypti pode provocar a zika e chikungunya. É necessário combater a proliferação como forma de prevenção dessas doenças.

    Os cuidados para combater o Aedes aegypti são:

    • verificar se a caixa d’água está bem tampada;
    • deixar as lixeiras bem cobertas;
    • colocar areia nos pratinhos de plantas;
    • limpar calhas, cobrir piscinas que estejam sem uso;
    • tampar ralos e manter a tampa do vaso sanitário fechada;
    • limpar bandeja externa da geladeira e do ar-condicionado, entre outras.

    Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!

    Comentários

    Notícias sobre: