A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira (12/3), o uso do medicamento Remdesivir para tratamento de pessoas hospitalizadas com Covid-19 no Brasil. Com isso, o medicamento passa a ter recomendação em bula para pacientes com a doença.
Os Estados Unidos começou o uso em pacientes em estado grave que não estão entubados em outubro após a aprovação da FDA (Food and Drug Administration), órgão equivale a Anvisa.
Após a aprovação nos EUA, a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que não há evidências do antiviral no tratamento para a doença respiratória. A organização ressaltou, no entanto, que isso não significa que ele não possa ter benefício para alguns pacientes.
O medicamento foi desenvolvido inicialmente para tratamento do ebola. Embora tenha apresentado bons resultados em estudos pré-clínicos, o medicamento não teve a eficácia esperada em um estudo randomizado conduzido durante um surto da doença.
O remédio não pode ser encontrado em farmácias pois seu uso é exclusivamente hospitalar. Ele ainda não está disponível nos hospitais do Brasil e nem para compra em farmácias.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários