Região do Sisal

Polícia investiga grupo suspeito de aplicar ‘golpe do PIX falso’ na região do sisal

Um homem foi preso após apresentar um comprovante falso e levar o veículo modelo Gol.

Shutterstock
  • Notícias sobre Região do Sisal no nosso canal no WhatsApp

    A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (8/4), um homem suspeito de aplicar o “golpe do PIX falso” na venda de um veículo em Cansanção, na Região do Sisal, na Bahia. O homem é suspeito de fazer parte de um grupo que aplica os golpes em cidades da região sisaleira do estado.

    De acordo com as investigações, o suspeito teria entrado em contato com o vendedor do carro e acertado o encontro para entregar o veículo em um posto de combustível. O homem apresentou um comprovante falso de transferência por meio de PIX e conseguiu levar o veículo modelo Gol.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    Carro foi encontrado em frente a casa do suspeito. Foto: Reprodução

    Após perceber que a transferência era falsa o homem acionou os policiais. O carro foi encontrado em frente a casa do suspeito, que não teve a identidade divulgada.

    Os investigadores acreditam que o líder do golpe esteja preso e, mesmo no presídio, consiga lesar as vítimas com ajuda de comparsas, soltos.

    Outros golpes foram identificados nas cidades da região, como Queimadas, Nordestina e Santaluz.

    Como identificar um comprovante do Pix falso

    O pix foi criado em 2020 e se tornou um dos meios de pagamentos preferidos dos brasileiros. Com a sua popularidade e baixo custo, a transferência rápida chamou atenção dos criminosos. O exemplo mostrado na matéria é dos milhares prejuízos causados aos alvos da ação criminosa. Saiba como identificar um comprovante do Pix falso:

    • Ative as notificações do aplicativo do banco: a transferência chega em sua conta em segundos, por isso, permita que seu banco envie notificações quando um pix chegar até sua conta.
    • Analise a qualidade do comprovante: Caso o comprovante chegue com lugares borrados e fontes diferentes em alguns campos, desconfie. O verdadeiro comprovante possui uma facilidade na leitura e padronização no estilo da fonte, na cor e no tamanho das letras e números.
    • Atento aos detalhes da imagem: Verifique o logotipo do banco, os padrões e analise se há edição na imagem.
    • Verifique as informações: Analise cuidadosamente as informações do comprovante, como data e horário. Verifique os dados de destino e origem.
    • Cuidado com o agendamento: Pix agendado não significa que o pagamento será efetuado. O pagador pode cancelar o agendamento posteriormente ou não ter saldo suficiente para que o pagamento aconteça de fato. Não aceite comprovantes de agendamento de Pix, peça sempre o comprovante da transferência.
    • Analisar as informações é essencial: Não se sinta constrangido ao analisar o comprovante do Pix. É seu direito analisar as informações para não passar por nenhum golpe.

    Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!

    Comentários