Região do Sisal

Após críticas de vereador, prefeitura de Retirolândia publica decreto com alterações

A medida criticada pelo vereador que sofreu alteração foi a abertura uniforme dos comércios das 8h até as 18h. Comércios como padarias e postos de combustíveis agora tem horários diferentes

  • Por Micael Levi

    Notícias sobre Região do Sisal no nosso canal no WhatsApp

    Depois do vereador Aquiles Nereu (PSD) divulgar um vídeo criticando algumas medidas do decreto da prefeitura de Retirolândia publicado na última terça-feira (19/05), o órgão fez algumas mudanças obedecendo as críticas do edil. O decreto visa conter a disseminação do novo coronavírus no município.

    Aquiles, do mesmo partido do prefeito do município, Alivanaldo Matins (PSD) – Vonte do Merim, criticou o horário uniforme na abertura e fechamento dos comércios das 8h até as 18h. “Existem comércios que sua clientela tem horário diferente, ao exemplo de padarias que funcionam a partir das 18h. Quem trabalha no ramo da panificação fica difícil abrir esse horário”, disse.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Logo depois, a prefeitura publicou um novo decreto com as novas alterações. Os comércios com horários distintos serão farmácias e drogarias (das 06h às 19h30), postos de combustíveis (das 05h às 19h30), padarias (das 06h às 19h30) e distribuidoras de água e gás (06h às 19h30). Os não especificados terão o mesmo horário do primeiro decreto.

    O vereador ainda criticou o toque de recolher chamando de “ingerência demasiada na liberdade das pessoas”. “Toque de recolher [20h às 5h] eu acho isso uma ingerência demasiada na liberdade das pessoas. Só se ver toque de recolher em questões graves e não vejo motivo para que as pessoas não possam sair de suas casas. E se elas estivessem necessidade de sair qual o problema disso? Não vejo nenhum motivo que justifique isso”, critica. No entanto, a medida não sofreu alteração.

    Vale lembrar que Retirolândia tem nove casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da Covid-19. Somente seis casos foram contabilizados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O grande avanço no número de casos na cidade sisaleira se dá após a liberação do teste rápido.

    Além do comércio, o decreto de Vonte ainda libera as atividades religiosas como cultos e missas, na duração de 1h e 20min. de no máximo 20 pessoas presentes e que todos usem máscaras. As medidas passaram a valer nesta quinta-feira (21/05) e vai até o dia 2 de junho.

    Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!

    Comentários