Depois do vereador Aquiles Nereu (PSD) divulgar um vídeo criticando algumas medidas do decreto da prefeitura de Retirolândia publicado na última terça-feira (19/05), o órgão fez algumas mudanças obedecendo as críticas do edil. O decreto visa conter a disseminação do novo coronavírus no município.
Aquiles, do mesmo partido do prefeito do município, Alivanaldo Matins (PSD) – Vonte do Merim, criticou o horário uniforme na abertura e fechamento dos comércios das 8h até as 18h. “Existem comércios que sua clientela tem horário diferente, ao exemplo de padarias que funcionam a partir das 18h. Quem trabalha no ramo da panificação fica difícil abrir esse horário”, disse.
Logo depois, a prefeitura publicou um novo decreto com as novas alterações. Os comércios com horários distintos serão farmácias e drogarias (das 06h às 19h30), postos de combustíveis (das 05h às 19h30), padarias (das 06h às 19h30) e distribuidoras de água e gás (06h às 19h30). Os não especificados terão o mesmo horário do primeiro decreto.
O vereador ainda criticou o toque de recolher chamando de “ingerência demasiada na liberdade das pessoas”. “Toque de recolher [20h às 5h] eu acho isso uma ingerência demasiada na liberdade das pessoas. Só se ver toque de recolher em questões graves e não vejo motivo para que as pessoas não possam sair de suas casas. E se elas estivessem necessidade de sair qual o problema disso? Não vejo nenhum motivo que justifique isso”, critica. No entanto, a medida não sofreu alteração.
Vale lembrar que Retirolândia tem nove casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da Covid-19. Somente seis casos foram contabilizados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O grande avanço no número de casos na cidade sisaleira se dá após a liberação do teste rápido.
Além do comércio, o decreto de Vonte ainda libera as atividades religiosas como cultos e missas, na duração de 1h e 20min. de no máximo 20 pessoas presentes e que todos usem máscaras. As medidas passaram a valer nesta quinta-feira (21/05) e vai até o dia 2 de junho.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários