O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Conceição do Coité se reuniu em assembleia neste domingo (5/5) e decidiu o nome de Francisco de Assis como pré-candidato a prefeitura da cidade. Ele comandou a cidade por oito anos.
O evento contou com importantes lideranças políticas da sigla, como Elisangela Araújo que chefia a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, entre outros. O partido deverá se alinhar com PC do B, PV e REDE para indicar os pré-candidatos a vereança.
A justifica de lançar um nome para a disputa na eleição deste ano, segundo o partido, se dá “em respeito à retomada do crescimento nacional” devido a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva e do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues. Em uma resolução divulgada no ano passado, o PT afirmou que “chegou o momento da retomada em Coité”, fazendo alusão a volta de Lula a presidência.
Em seu discurso, o ex-prefeito afirmou que vive uma nova realidade política. O ex-prefeito mencionou que qualquer possibilidade de união com Alex da Piatã (PSD) foi eliminada quando o deputado gravou um vídeo declarando que não havia chance alguma de apoiar a candidatura de Assis ou de qualquer outro candidato apoiado por ele.
“Eu não acredito que a gente vá pra disputa pra ver quem vai ser o segundo colocado, a gente vai pra o embate pra vencer”, disse o ex-gestor.
Ao falar sobre o partido ter perdido a eleição de 2020 quando Danilo perdeu por uma margem de cerca de 700 votos, Assis falou que se houvesse empenho da parte do deputado estadual Alex da Piatã, o PT poderia ter vencido a eleição.
Críticas ao atual gestor
O petista ainda teceu críticas a gestão de Marcelo Araújo (União Brasil). “O prefeito é ausente, ele não conhece o sofrimento das pessoas, ele não está no dia a dia das comunidades, então eu acho vai ser um governo rejeitado pela população que pensou que estava voltando no Capitão América, mas votou no Chapolin Colorado”, comentou.
“Não vou dizer que ele fez melhores festas, ele fez uma agora, cuja maior atração no valor de quinhentos mil reais, mais caro, foi Xand Avião. Em 2015 quando ele era do Aviões nos trouxemos, a diferença é que a gente montava palcos e ele faz festa com trios”, afirmou ele em entrevista ao site Calila Notícias.
Em uma pesquisa divulgada o início de abril mostrou que Marcelo atingiu 69,38% de aprovação. Segundo a pesquisa, apenas 19,63% dos eleitores desaprovaram a administração pública, enquanto 11% não souberam responder ou não opinaram.
Na disputa direta com Assis, Marcelo aparece com 59,63% das intenções de votos contra 17,00% das intenções de voto do ex-prefeito. 15,75% dos coiteenses não votariam em nenhum, e 7,63% não souberam ou não responderam.
Quando questionados sobre quem poderá vencer a eleição deste ano, 64,38% acreditam em Marcelo. Assis teve 14,25%, e 7,13% responderam Val. 14,25% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi feito pela empresa Séculus Análise e Pesquisa em parceria com o site Bahia Notícias. Foram ouvidos 800 eleitores entre os dias 03 e 04 de março, possui 3,44% de margem de erro e 95% de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n° BA-04980/2024.
Escolha do vice
Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, o ex-gestor falou que não definiu o vice. “Há vários nomes em discussão. A gente não tem pressa. O vice é o que menos importa nesse momento”, disse.
“Eu não sei porque adversários meus estão preocupados com vice. Eu preciso caminhar mais, conversar mais com pessoas. Mostrar mais o que nós fizemos em oito anos. Eu vou esperar o tempo certo para que a gente tenha uma chapa completa”, complementou. (Assista ao vídeo completo abaixo).
View this post on Instagram
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários