Política

Justiça suspende divulgação de pesquisa que apontaria Nayara na frente em Retirolândia e dá 24h para explicação

Segundo a coligação “A Vontade do Povo”, a pesquisa não seguiu as regras previstas pela lei.

Reprodução / Redes Sociais
  • Notícias sobre Política no nosso canal no WhatsApp

    A Justiça Eleitoral da 196ª Zona Eleitoral de Retirolândia, Bahia, determinou a suspensão imediata da divulgação de uma pesquisa eleitoral que colocaria Nayara de Dió (PT) na liderança das intenções de voto. A decisão veio após a coligação “A Vontade do Povo”, representada pelo candidato a prefeito Guene e o candidato a vice Rau, questionar a legalidade da pesquisa, alegando falhas metodológicas e o descumprimento da Resolução 23.600 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Segundo a coligação, a pesquisa não seguiu as regras previstas pela Lei 9.504/1997, o que comprometeria a validade de seus resultados. Além disso, os representantes apontam inconsistências na metodologia utilizada para a coleta e análise dos dados.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Suspensão imediata e prazo para defesa

    Com base nessas alegações, o juiz eleitoral Márcio Reinaldo Miranda Braga determinou a suspensão da divulgação dos resultados até que os responsáveis pela pesquisa — Nayara, o prefeito Vonte do Merim e o candidato a vice Anailton Martins dos Santos — apresentem explicações. Eles têm 24 horas para comprovar que a pesquisa seguiu as exigências legais, respondendo às irregularidades apontadas pela coligação.

    A decisão de suspender a pesquisa visa evitar que dados potencialmente incorretos influenciem a opinião pública e o andamento da campanha eleitoral no município.

    Próximos passos

    Caso a pesquisa já tenha sido divulgada, a Justiça Eleitoral poderá proibir sua veiculação, dependendo da manifestação da coligação. O processo segue aguardando a resposta dos representados, que poderão apresentar suas justificativas e comprovar a legalidade da pesquisa.

    Nova pesquisa

    Faltando poucos dias para as eleições, uma pesquisa realizada pela Insight Global Serviços, encomendada pelo site Jacuípe News e publicada nesta sexta-feira (4/9), mostra Guene com (51,3%). Nayara fica com 43,2%. Branco ou nulo (1,5%), não sabe (4,0%).

    A margem de erro é de 4% e o levantamento foi realizado de 28 de setembro a 02 outubro de 2024, entrevistou 600 pessoas. A pesquisa tem registro no TSE com o nº 04072/2024.

    Esta é a segunda pesquisa que mostra o candidato liderando as intenções de voto. A primeira foi divulgada ainda na pré-campanha, onde mostrou Guene com (39,5%) das intenções de voto. Nayara de Dió aparece com (29,9%). Outros (2,0%) Branco ou nulo (3,5%), não sabe (24,6%), não respondeu (0,5%). A pesquisa tem registro no TSE com o nº 05397/2024.

    Cobertura especial

    Jornal do Sisal está realizando uma cobertura especial das eleições municipais de 2024! Com um formato inédito, o portal se tornará o primeiro da região a trazer a apuração dos votos em tempo real, diretamente do sistema do TSE, além de análises e atualizações exclusivas. Fique por dentro de tudo o que acontece em sua cidade e acompanhe de perto o futuro político da nossa região. Clique aqui.

    Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!

    Comentários