Política

Justiça apreende 11 veículos de pré-candidato a prefeito e parceiro em Nordestina

Eles são acusados de participar de lucrar com garimpos ilegais de ouro em Nordestina

Reprodução
  • Notícias sobre Política no nosso canal no WhatsApp

    A Justiça Federal determinou a apreensão de 11 veículos pertencentes a dois homens acusados de lucrar com garimpos ilegais de ouro em Nordestina, na Região Sisaleira da Bahia. Entre os suspeitos, está Jeosafá Carneiro da Silva, que recentemente anunciou sua pré-candidatura à prefeitura da cidade. O outro envolvido é Rodrigo de Almeida Santos. As informações foram divulgadas pelo site Bahia Notícias.

    Entre os veículos apreendidos, destacam-se automóveis de luxo, como um Ford Mustang avaliado em R$ 482 mil e uma Ford Ranger, ambos de propriedade de Jeosafá. A apreensão foi solicitada pela Polícia Federal (PF) e contou com o aval do Ministério Público Federal (MPF).

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    De acordo com a ação, Jeosafá e Rodrigo atuavam como intermediários na compra de ouro extraído por pequenos garimpeiros ilegais, adquirindo o metal a preços inferiores aos de mercado, explorando a vulnerabilidade social desses trabalhadores. Além disso, eles estavam diretamente envolvidos na exploração ilegal de ouro em propriedades que aparentam pertencer a eles, adquiridas com recursos provenientes das atividades ilícitas.

    As investigações conduzidas pela PF revelaram que Rodrigo e as empresas das quais ele é sócio não possuem registro de processo minerário. Foi constatado também um aumento significativo no patrimônio de Rodrigo, proveniente da comercialização ilegal de ouro. Entre as aquisições atribuídas a ele estão uma fazenda de 1,3 mil tarefas, um posto de combustível e vários veículos de alto valor.

    Segundo a PF, Jeosafá era um parceiro ativo de Rodrigo, fornecendo matéria-prima e bens para facilitar as atividades ilícitas, como carvão e caminhões do tipo caçamba.

    Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!

    Comentários

    Notícias sobre: