Política

Governo do DF multa Weintraub em R$ 2 mil por ir a protesto sem máscara

O Governo do DF enviou o documento informando sobre a multa ao Ministério da Educação às 11h45 desta segunda-feira (15/06). 

Jorge William/Agência O Globo
  • Notícias sobre Política no nosso canal no WhatsApp

    O ministro da Educação Abraham Weintraub foi flagrado em um espaço público sem uso de máscara (EPI) facial de uso obrigatório no Distrito Federal e isso lhe resultou numa multa de R$ 2 mil. O decreto distrital proíbe a circulação em locais públicos sem o adereço de proteção.

    O Governo do DF enviou o documento informando sobre a multa ao Ministério da Educação às 11h45 desta segunda-feira (15/06).

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Weintraub se encontrou com o grupo “300 do Brasil” na Esplanada dos Ministérios, perto do Ministério da Agricultura, onde manifestantes do movimento apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estavam acampados.

    “O autuado foi flagrado em espaço, via ou logradouro público (Esplanada dos Ministérios) sem máscara de proteção (EPI) facial de uso obrigatório, em desacordo com o estabelecido no decreto número 40.648/2020, do Distrito Federal. Observação: Intimação com base nada federal número 9.784/99, recepcionada no DF pela lei 2.834/01-DF.”

    Auto de infração do GDF, enviado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub — Divulgação

    Procurado, o Ministério da Saúde informou que notificou o chefe da pasta e que não comentará sobre o caso. O governo distrital informou a que até esta segunda-feira (15), cerca de 61 mil pessoas já foram abordadas e duas multas foram aplicadas pelo descumprimento da regra.

    “A Secretaria DF Legal informa que a operação de fiscalização do uso obrigatório de máscaras é feita em todo o Distrito Federal por 10 órgãos que compõem a força-tarefa composta pelo GDF.”

    Além do Weintraub outras pessoas presentes no movimento estavam sem máscara. Durante o ato, o chefe do MEC, quebrou as regras e provocou aglomeração. Em maio, o governador do DF, Ibanes Rocha baixou um decreto de uso obrigatório do objeto de proteção e que não obedecer seria multado.

    Bolsonaro já provocou aglomeração e saiu a protestos sem uso de máscara e não foi multado. As máscaras são consideradas essenciais para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

    Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!

    Comentários