Os pratos que incluem ervas são sempre os mais saborosos e apetitosos. Esse ingrediente, que aparentemente pode parecer algo simples ou banal, pode surpreender e fazer toda a diferença no preparo de um prato – afinal, ninguém quer ter o desprazer de comer uma comida com aquele “gosto de nada”. (Tudo Gostoso).
As ervas possuem a finalidade de realçar o sabor dos alimentos, tornando-os ainda mais saborosos e agradáveis ao paladar – mas jamais roubando o sabor das comidas -, além resultar em aromas irresistíveis.
Mas você sabe como usar elas corretamente? Segue abaixo como usar as benditas ervas e arrasar nas comidas de hoje em diante.
Cebolinha
Bastante usada, elas são da família da cebola e tem um sabor similar, mas delicado. Ótima para salgadinhos, a cebolinha pode adicionar um acervo de frescura aos pratos salgados. Elas são comuns na culinária francesa e combinam melhor quando servidas com batatas, ovos e queijos. Use a cebolinha para animar uma salada de batata, servir com queijo de cabra ou colorir seus ovos com torrada de manhã
Coentro
Querido dos nordestinos, a erva de sabor cítrico, leve e doce, é uma ótima erva para enfeitar pratos acabados. É amplamente utilizado na cozinha latino-americana e mexicana, do guacamole ao ceviche. É combinação perfeita para pimenta, abacate e ovos. O coentro também é a erva ideal para adicionar sabor fresco à culinária asiática e muitas vezes é comparada com hortelã. Experimente em molhos, saladas, sopas e caldos.
Orégano
Uma erva muito suave e macia que se comporta como uma dura. Com o seu forte sabor, combina bem com carnes vermelhas, vegetais cozidos lentamente e pratos de massas. Ele também faz parte de uma grande quantidade de receitas clássicas italianas, sendo um importante pilar em clássicos como pizza, calzone, espaguete e almôndegas.
Salsinha
Com sabor amargo e fresco, a salsinha talvez seja o melhor tempero para pratos ricos, o acabamento perfeito para a maioria das receitas. Seja da massa ao cordeiro assado, passando pelo estrogonofe de carne, peixe grelhado, até uma omelete de café da manhã. Versátil, a salsinha também fica ótima em pratos de macarrão, peixe e frango ou combinada com batatas.
Hortelã
Existem muitos tipos diferentes, mas as variedades mais comuns frescas vão muito bem com frutas: experimente sobre a salada de frutas ou abacaxi grelhado. Além disso, o hortelã é excelente em saladas salgadas, combinado com ervilhas, peixe ou pratos que usam iogurte como ingrediente refrescante.
Tomilho
É um ingrediente muito popular em guisados e também ficas delicioso quando assado com carne ou vegetais como abóbora, alho-poró e cenoura. Ele é um excelente complemento para pratos que são cozidos lentamente, adicione-o aos preparados com feijão e carne, como as receitas de cordeiro.
Manjericão
O popular tempero italiano fica excelente no pesto, em carnes brancas, combinado com frutas (como framboesas e morangos) ou batatas. Apenas lembre-se de adicioná-lo no final do cozimento para não arruinar o sabor. O manjericão também é tempero ideal para pratos de massas e saladas, ótima combinação para ovos, tomates cereja maduros, mussarela, alho, berinjelas, alcachofras, vinagre balsâmico e frutos do mar. Experimente usá-lo no molho do espaguete ou na bruschetta com tomates maduros.
Alecrim
Geralmente, é um tempero usado em pratos com tempo de cozimento mais longo. Seus talos também são ótimos para agregar sabor a sopas e guisados, batatas e carnes assadas (como frango, porco e salmão), pães como focaccia, tortas e cozidos. Você também pode usar os talos de alecrim para grelhar vegetais – combina com tomates, espinafre e cogumelos, além de o tempero também casar perfeitamente com drinques à base de gim.
Sálvia
Com um sabor ligeiramente picante, a sálvia é excelente com frutas e vegetais doces, como maçãs e abóbora, mas também adiciona frescor aos preparos com queijos. E não é preciso se preocupar com excesso de cozimento – o sabor deste picante tempero se mantém mesmo quando cozido por longos períodos de tempo. Incrivelmente aromática, a sálvia vai muito bem com sabores profundos, como a cebola, o queijo cheddar e as costeletas de porco.
Endro ou dill
Confundida com erva-doce, mas muito diferente. É considerada uma erva perfumada que fica deliciosa com peixes, bem como em saladas com batata, ovos, cenouras e pepinos e até mesmo misturado com iogurte.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários