Música

Ícone do MPB, Gal Costa morre aos 77 anos

A informação foi confirmada pela assessoria da cantora

Camila Alcantara
  • Notícias sobre Música no nosso canal no WhatsApp

    Morreu na manhã desta quarta-feira (09/11), a Gal Costa, ícone do MPB, aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

    Gal estava afastada dos palcos depois de realizar uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita em setembro. Médicos orientaram a pausa nos shows até o final de novembro.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Ela se apresentaria no festival Primavera Sound, em São Paulo, mas cancelou para se recuperar da cirurgia.

    Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos em Salvador, na Bahia, foi uma revolução das vozes e dos costumes na música brasileira desde o surgimento na cena nacional, na década de 1960.

    Considerada uma das maiores cantoras de todos os tempos, Gal tinha uma capacidade notável de se encaixar em qualquer gênero musical. Durante a Ditatura Militar no Brasil, Gal Costa virou representante do tropicalismo no país.

    Fez parte do Doces Bárbaros juntamente com Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil. O grupo foi responsável mais tarde por um disco definidor da década de 1970.

    Foi com pouco mais de 20 anos que participou do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, pedra fundamental do movimento tropicalista. Fez um dos espetáculos de maior repercussão da história da MPB, “Fa-Tal”, que viraria também um álbum cultuado.

    Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!

    Comentários

    Notícias sobre: