A morte de uma jovem de 24 anos vítima de um choque elétrico em um ‘tanquinho’ de lavar roupas no último domingo (28/4), em Santaluz, chamou atenção para o uso correto do equipamento.
Para o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Pereira, é fundamental a boa ligação entre o equipamento e a rede elétrica da residência. Além disso, fique atento para o local onde fica a máquina de lavar, já que precisa ser um ambiente seco.
Evitar colocar a lavadora em um local que acumule poça de água, ou que esteja o tempo todo molhado, inclusive nas paredes, é importante. Faça a manutenção do equipamento verificando as condições, se existe um fio desencapado. É importante lembrar que a água é condutora de eletricidade e pode causar a fuga da corrente elétrica para outro local que a água esteja trazendo.
Outra dica: não instale o equipamento de qualquer maneira, procure orientação de empresas certificadas para a instalação e até o conserto do eletrodoméstico. “Tudo dentro de uma casa, temos que começar com o projeto elétrico, procurar um profissional capacitado e competente para realizar as instalações internas”, explicou a engenheira eletricista Bruna de Lima Cavalheiro.
Como abrir maquina de lavar ou tanquinho sem dar choque?
- Desligue a máquina ou tanquinho da tomada;
- Espere alguns minutos;
- Use ferramentas isoladas ao abrir ou fazer qualquer intervenção;
- Sempre tenha os pés secos e, se possível, fique sobre um piso não condutor, como um tapete de borracha;
- Ao terminar, monte a máquina corretamente, garantindo que todas as peças estejam em seu devido lugar.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários