A ativista que luta pelo direito das profissionais do sexo, Lucimara Costa, foi homenageada com a Medalha Mulher Destaque no dia Internacional da Mulher, que aconteceu em 8 de março. A medalha foi entregue durante na primeira Sessão Solene da Câmara Municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Segundo o jornal O Estado de Minas, a mulher é conhecida na cidade por lutar pelos direitos das profissionais do sexo, além de ser contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra a mulher e ao tráfico de pessoas.
Em seu discurso, Lucimara lembrou que a profissão enfrenta diversos desafios como o estigma, a falta de proteção legal e o preconceito que “as deixam em situação de vulnerabilidade, tornando vítimas da violência e da exploração”.
Ela adiciona ao currículo profissional, a profissão de técnica em análises clinicas e auxiliar de farmácia e estuda inglês. “Por isso, atualmente, sou profissional do sexo nos fins de semana para conciliar o ativismo com as outras profissões.”
A medalha homenageou 13 mulheres de Ouro Preto, escolhidas por cada vereador. Quem escolheu Lucimara foi o vereador Wanderley Kuruzu (PT). “Devido à atuação da ativista pelos direitos das mulheres que exercem uma das profissões mais antigas da história da humanidade, além de ser uma mulher que também provoca nossa reflexão sobre nossas hipocrisias e nosso falso moralismo”, explicou o político.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários