O ministro da Justiça, Sergio Moro, divulgou neste sábado (15), pelo Twitter, os números do sistema carcerário no Brasil. Segundo ele, é preciso, sim, melhorar os presídios e a forma como se reabilita os presos. “Mas não se resolve a criminalidade abrindo as portas das cadeias.”
De acordo com os dados do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), estão presas atualmente 773.151 pessoas no Brasil. “Número absoluto elevado”, admite o ministro em seu post. Mas, relativiza, não tão alto se colocado na proporção número de presos por 100 mil habitantes: 367,91 nessa escala.
“De todo modo, o único meio de diminuir o número de presos é diminuindo o número de crimes, não há outra alternativa.”
Moro detalhou ainda que 33% dos encarcerados do sistema nacional cumprem prisão provisória (sem julgamento), percentual que considera baixo. “O Brasil possui menos presos provisórios do que Mônaco (56,3%), Suíça (42,2%), Canadá (38,7%), Bélgica (35,6%) e Dinamarca (35,5%), por exemplo.”
O DEPEN/MJSP publicou ontem dados da situação penitenciária de junho/2019. O novo formato permite consultas relevantes e operacionais para a sociedade e os pesquisadores. Quando assumimos, o último dado oficial era de junho/2016. Informação é tudo.https://t.co/kL1hCIoRLQ
— Sergio Moro (@SF_Moro) February 15, 2020
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários