Cotidiano

11 de Novembro é o Dia dos Solteiros: saiba o que é e qual a origem da data

Começou como uma brincadeira. Hoje, é um dos maiores eventos de comércio online a nível mundial

Shutterstock
  • Notícias sobre Cotidiano no nosso canal no WhatsApp

    Se você já sentiu que o Dia dos Namorados não era bem para você, entaõ nesta segunda-feira (11/11), é Dia dos Solteiros. Comemorado todo 11 de novembro, a data teve seu início na China e, de lá para cá, explodiu em popularidade ao redor do globo, ganhando cada vez mais adeptos que celebram o orgulho de ser solteiro e aproveitam para se mimar.

    Mas como uma data que poderia parecer apenas um detalhe passou a se tornar um fenômeno?

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Tudo começou na Universidade de Nanjing, nos anos 1990. Na época, um grupo de estudantes solteiros se uniu para celebrar o fato de não estarem comprometidos, de forma leve e descontraída. Eles escolheram o dia 11 de novembro (ou 11/11) por um motivo peculiar: os quatro números 1 da data lembram a figura de indivíduos solitários.

    A ideia foi pegando e, com o tempo, o Dia dos Solteiros deixou de ser uma celebração interna dos universitários e começou a se expandir para o restante da China. Com o crescimento da internet e das redes sociais, a data ganhou ainda mais popularidade, especialmente entre jovens que desejavam um dia para curtir e mimar a si mesmos.

    Se o Dia dos Solteiros começou como uma pequena celebração entre amigos, o comércio logo percebeu o potencial da data. Em 2009, a gigante do e-commerce Alibaba aproveitou o 11 de novembro para lançar uma série de descontos, incentivando os solteiros a presentearem a si mesmos.

    A estratégia deu tão certo que o Dia dos Solteiros se tornou a maior data de compras da China, superando até a famosa Black Friday nos Estados Unidos. Nos últimos anos, a data tem rendido bilhões em vendas.

    Hoje, o “11.11” é um evento tão grandioso na China que Alibaba realiza até um festival transmitido ao vivo, com shows de celebridades e campanhas publicitárias milionárias, para impulsionar as vendas. E o sucesso não ficou restrito ao território chinês: a data se espalhou pela Ásia e está ganhando adeptos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, onde muitas lojas já oferecem descontos nesta data.

    Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!

    Comentários

    Notícias sobre: