Nesta quinta-feira (19/9), o Banco Central (BC) comunicou que houve o vazamento de chaves Pix utilizadas na plataforma varejista Shopee. No total, cerca de 150 chaves foram expostas.
O BC ainda informou que não houve vazamento de dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais ou qualquer tipo de dado de sigilo bancário, “que não permitem movimentação de recursos nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.
As informações vazadas incluem, além das chaves Pix, nomes de usuários, CPFs, instituições de relacionamento, agências, números e tipos de conta. É o 14° incidente do tipo desde o lançamento do sistema de pagamento instantâneo, em 2020. Os dados expostos datam de 2 a 4 setembro.
Os clientes que tiveram seus dados expostos, serão notificados ou pelo aplicativo ou pela internet banking. Clientes devem desconsiderar quaisquer mensagens que cheguem por SMS, email, apps de mensagens e ligações.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, afirma o Banco Central.
A Shopee ainda não se manifestou sobre o caso. O vazamento está sendo investigado e penalidades podem ser aplicadas.
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários