A Bahia registra 5.558 casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus segundo dados do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado na noite deste domingo (10/05). Dos 171 municípios que registram casos da doença, Salvador é o maior em números de casos e óbitos, representando 66,05% dos casos.
Ao todo, foram contabilizados 202 óbitos em decorrência da doença e 1.391 obedeceram o isolamento social – pregado pela órgão e pelo Ministério da Saúde (MS) – e estão recuperados da doença. Segundo o MS, os óbitos não foram confirmados somente neste domingo. O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.097 notificações em toda a Bahia.
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) responsável por fazer exames nos pacientes com suspeita e dá os resultados aos municípios, realizou 26.059 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 10 de maio. Atualmente, 3.407 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas. 3.965 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Na Região do Sisal
Na atualização feita pelo Jornal do Sisal neste sábado (10/05), a região do Sisal registra 27 casos confirmados da doença e um óbito (Araci). Ainda no sábado, o prefeito de Barrocas informou que o município registrou dois casos.
Veja a lista dos municípios com casos confirmados e os números da região do Sisal (09/05).
- Conceição do Coité (6);
- Serrinha (5);
- Valente (4);
- Retirolândia (3);
- Barrocas (2);
- Nordestina (2):
- Cansanção (1);
- Araci (1 que veio a óbito);
- Tucano (1);
- Santaluz (1);
- São Domingos (1).’
No Brasil
O Brasil segundo a contagem do MS, contabilizou 162.699 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Foram registradas 496 mortes em decorrência da covid-19 em 24 horas, indo para 11.123 o total de óbitos no país.
Com isso, o Brasil está na 6º posição entre os países com maior número de mortos, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. A taxa de letalidade é de 6,8%.
Mais do autor: A linha do tempo sobre o coronavírus na Região do Sisal
Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!
Comentários