Bahia

Cidade na Bahia completa 100 dias sem homicídios

O feito é destacado em meio à crescente onda de violência que afeta a capital baiana e outras cidades da região

Prefeitura Municipal
  • Notícias sobre Bahia no nosso canal no WhatsApp

    Conceição da Feira, cidade da Região Metropolitana de Feira de Santana, na Bahia, alcançou a marca de 100 dias sem registros de homicídios. O feito é destacado em meio à crescente onda de violência que afeta a capital baiana e outras cidades da região.

    Sob a responsabilidade da 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que também atende o município de São Gonçalo dos Campos e oito distritos, a cidade tem colhido resultados positivos com estratégias que combinam educação, proximidade com a comunidade e repressão ao uso de armas de fogo.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Estratégias de segurança e ações educativas

    O Major Reis, comandante da 67ª CIPM, explicou que o foco da polícia tem sido a construção de uma relação de confiança e respeito com a população local. A companhia atua por meio de iniciativas como a Ronda Escolar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), além de oferecer treinamentos em socorro de urgência e educação moral e cívica nas escolas.

    “A gente focou no viés educacional e no trabalho de proximidade com a comunidade, o que tem contribuído diretamente para a queda da criminalidade,” destacou o Major em entrevista ao BNews.

    Apreensões de armas e redução de criminalidade

    Em setembro, a 67ª CIPM registrou um aumento significativo de 250% nas apreensões de armas de fogo, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Major, a retirada de armas das ruas tem sido um fator decisivo na diminuição dos índices de homicídios.

    “Quanto menos armas circulando, fatalmente conseguimos reduzir os índices de criminalidade, especialmente homicídios,” ressaltou o Major Reis.

    A companhia, que já conseguiu manter São Gonçalo dos Campos sem homicídios por 70 dias consecutivos, tem como próxima meta intensificar as ações no Distrito de Humildes, que enfrenta desafios próprios relacionados à segurança.

    “Estamos nos estruturando para enfrentar os problemas específicos de Humildes. Sabemos quais são as causas e já iniciamos reuniões para definir as intervenções necessárias,” afirmou o comandante.

    Siga o Jornal do Sisal no Google News e seja alertado quando uma notícia na sua região for postada. Clique aqui!

    Comentários